quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

FIM DE CASO- "EX" A QUESTÃO

Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou num final de tarde de domingo pensando naquele “affair” que deixou seu coração em frangalhos. Seja lá pela dor da ausência, pela nostalgia dos momentos agradáveis ou por quais outros motivos forem a lembrança geralmente nos inquieta, nos deixa emotivos, melancólicos, pensativos. Incômodo mesmo é quando somos tomados por uma série quase interminável de hipóteses: como seria se fulano(a), como seria se eu tivesse feito isso ou aquilo, etc e tal. Essa tortura hitleana só serve mesmo para nos deixar mal, culpados e crentes de que não fomos capazes de conduzir uma relação com sucesso.
São nos momentos de carência que pensamos que a lembrança do/da EX parece servir para EXplorar, EXterminar, EXplodir nossa capacidade de transmitir auto-confiança novamente. Até conseguirmos alçar a antiga pessoa à condição de: o defunto, a falecida, o outro, a coisa, o desafeto, passamos por um grau de debilidade emocional e dependência muito grande. Talvez seja por isso que as pessoas resolvem fazer mudanças tão bruscas, como mudar a cor do cabelo, emagrecer, entrar na academia, mudar qualquer outro aspecto no visual ou simplesmente agarrar “O” primeiro cueca ou “A” primeira calcinha que aparecer na frente. Por isso é de desconfiar quando alguém que acaba seu “affair” na quinta-feira aparece na balada no dia seguinte cantando no último volume das cordas vocais: “TÔ NEM AÍ”. Há quem prefira, simplesmente, aproveitar o momento pós-fim de relacionamento para adotar um novo lema de vida : “mulher é igual biscoito(...)”, “tá faltando homem no mercado”, “eu nasci para curtir a solteirice”, etc.
Para algumas pessoas o fim de namoro pode ser o início de uma amizade. E muitas vezes é. O que inquieta é imaginar ser amigo de alguém quando há pendência afetiva (e quase sempre há). É mais fácil conciliar tal amizade quando o “casinho” não significou muito para ambos. Conheço pessoas que se tornaram amigas (mais íntimas que absorvente) depois de uma noite de amor. Outras que se tornaram confidentes depois da separação de 15 anos casados. Aí vêm as perguntas: Como é esse nível de amizade? É imparcial ou tendencioso? É formal ou intenso? Depois de pensar em tudo isso comecei a olhar de forma menos punitiva a frase dita pelo ator Murilo Benício sobre “EXs”: “Só os hipócritas conseguem se tornar amigos dos EXs”. Creio que o que ele quis dizer é que existe um grau de pendência de uma (ou de ambas) as partes.
“Amores” marcam não pelo tempo de duração, mas pela afinidade, pelo grau de intensidade, pela capacidade que o outro tem de revirar a nossa vida. Casos, namoros, casamentos, rolos, ficadas e todas os outros níveis de acasalamento humano deixam marcas para alguém da relação ou para ambos quando o outro ainda parece ter um eco de você. É como se algo ainda tivesse ficado no ar, como um furacão que passa, avassala, arrebenta tudo sem pedir licença para começar nem terminar.

15 comentários:

Anônimo disse...

WOW.

Caio, você fechou. Muito bom, pô! Me identifico com as expressões que você usa, as construções frásicas; mas a criatividade eminente do EXplodir, EXterminar e até mesmo do próprio título "EX a questão" são impagáveis, amigo.

Excelente!

Flávia Gusmão teria, no mínino, admiração.

=)

Unknown disse...

adooreii
como eu disse,foi um bom tema q vc escolheu.ms nem sempre tão bom assim,neah? eehueheu e gstei da frase de murilo haha xD arrasou no fim do texto,hein?


cris ;*

Deborah disse...

Cada vez vc se supera, amore!!! Q orgulho ter um amigo tão delicioso... :)
O texto é maravilhoso, seu jogo d palavras, sua criatividade, seu reconhecimento é imediato!
Amooooo!
Bjusss

Anônimo disse...

caio meu amor..
excelente seu texto...mto bom msm...
adorei o dinamismo!

=***

Anônimo disse...

Os sabores e dissabores dos relaciomentos desvelados por Caio Dias....
sem duvidas , seu verbo é tão intenso e revira nossas almas quanto "os “Amores” que nos marcam não pelo tempo de duração, mas pela afinidade, pelo grau de intensidade, pela capacidade que o outro tem de revirar a nossa vida".

Mayra disse...

Esse comentário que você adicionou em seu texto do Murilo Benício muda totalmente a forma como eu estava encarando a poucos minutos o mesmo assunto que você aborda no texto: "ex"...:) Talvez eu tenha que repensar algun conceitos, ou não, mas em suma ADOREI seu texto e vale relembra: Você fecha de badoque...Beijo pra tú

Unknown disse...

Nossa, Nossa , Nossa!
Vc e luxuaria...
Coloquei parte no meu orkut...
E alguns comentarios reais estao chegando! Parabens,gato!

Vc é um sucesso!
mil bjos

Fred Cipriano disse...

Caio ,
Como já falei sempre acompanho seus textos ...Esse em especial tá muito bom , uma mistura poética com cotidiano muito real vivido por todos, texto leve e atrativo ,quanto mais leio ,mas vontade dar de ler ...podia ter umas 50 linhas...
Muito bom ...
abç

Elaine Batista disse...

nooossa!!!
muuiito bom, hein!?!!
Um bom tema e uma ótima abordagem!!!
bijooosss
=)

Unknown disse...

Tio Caioo!!!
Olha, prometi que ia postar e
aqui estou eu! ^^
Escolhi esse dentre os excelentes textos do blog para postar pq sinceramente? é o melhor! xD~~
O título é bem bolado e as frases como "(mais íntimo que absorvente)"
sao ótimos! extremamente criativos!

Parabéns! é um tio muito inteligente!

um abração Tio!

=)~~

Anônimo disse...

Caio, eu adorei os seus textos!!!!!!!!!!

JANA FALCAO disse...

pois e...qdo se tornamos inimigos dos nossos dissabores......e pq existe algo inacabado mesmo!!!!! seria um prazer acabar c essa situacao ! mas como todo aquariano vc e ! geniosoooooo enfim "la vita e cosi! mi dispiace per stare qua parlando cosi pero ! la tua forma di pnsare da me e cosi ...uno disappore! mi manchi , sempre bacione !

Emerson Silvetre disse...

HAHAHAHAAHAHAHAHAHA!!
Lembrei da barbie e do compulsivo dela! Muito verdadeiro esse texto!

Anônimo disse...

interessante sua visao.. do "eco". das pessoas q passam em nossa vida.. deixam.. no fundo é uma pura realidade
mais fingimos acreditar q ex nao deixa marcas
e q jamais pensamos neles
quando na verdade.. sempre estao presentes
em comparaçoes com novos relacionamentos..
musicas ouvidas
lugares ja vivenciados.. amigos em comum
palavras..
tudo faz parte.. tudo lembra algo ou alguem q ja fez ou faz parte d sua vida
a vida segue caminhos.. q as vezes parece estar se repetindo.. na visao d quem a vive.. ou ja viveu algo semelhante..
quando na verdade tudo é diferente.. porem com sentidos.. basicamente iguais.
VERDADES....
uma coisa é fato:
A vida continua....
:)

Anônimo disse...

Cara, vc disse tudoooo... muito bom seu texto, a forma como vc usou as palavras e as transformou tbm, muuuuuito interessante.
bom msm!